Escolha a
Voz Up:
FORMAÇÃO:
Formação universitária em Direito/PUCSP
Formação completa em curso de Preparação de Atores na Escola Macunaíma de Teatro de São Paulo, reconhecida pelo Mec. Conclusão em 1979.
Formação Básica em curso de Clown e Mímica, na École de Clown et Mime Jacques le Coq, em Paris, 1984.
Curso de Expressão Vocal com Glorinha Beuttenmüller, de 1981 a 1983.
Fluência em francês, espanhol e italiano. Inglês intermediário.
Workshops e diversos cursos independentes de especialização teatral, trabalho corporal e vocal, história da arte e história social e política.
ALGUNS TRABALHOS EM TV, CINEMA E TEATRO:
TV:
Programa RA-TIM-BUM, de 1990 a 1993, TVCultura SP. Fez a Contadora de Histórias e os bonecos Silvia e D. Darlene.
Apresentação de programas da Fundação Roberto Marinho, de 1981 a 1984. Participação como atriz na minissérie Avenida Paulista, TV Globo. Atriz, mímica e bonequeira dos programas Bambalalão e Revistinha na TV Cultura-SP de 1984 a 1988. Apresentação de campanhas políticas de prefeitura e parlamentarismo em 1993 e 1994. Comerciais diversos de veiculação nacional e regional desde 1980.
“AVENIDA PAULISTA”, Minissérie TVGlobo, 1988, direção de Walter Avancini, personagem: Lucinha. “MEU PÉ DE LARANJA LIMA”, novela dirigida por Henrique Martins e Del Rangel. TV BANDEIRANTES. 1998-1999. Personagem: Santinha. Participação em programa ‘Sandi e Junior”, TV Globo 2002.
Cinema:
Curta metragem “MENTIRA”, de Flávia Moraes, 1990, ganhador de menção especial do júri do Festfilm Latino de Nova York.Longa metragem “CAPITALISMO SELVAGEM”, de André Klotzel, 1993, personagem Olga.
Teatro: (principais trabalhos)
“VOCÊ VAI VER O QUE VOCÊ VAI VER”, baseado em obra de Raymond Queneau, direção de Gabriel Villela. De maio de 1989 a julho de 1990. O espetáculo participou dos festivais internacionais de Cádiz, Espanha e de Bogotá, Colômbia. Ganhou 1 prêmio internacional da Crítica e mais 16 prêmios no Brasil.
“ALMANAQUE BRASIL”, texto e direção de Noemi Marinho. De janeiro de 1993 a outubro de 1995. Prêmio APETESP de Melhor Atriz de 1993 e iguais indicações para os prêmios Shell e Mambembe.
“ASSEMBLÉIA DE MULHERES”, de Aristófanes, direção de Moacyr Góes, 1997, Teatro Popular do Sesi. Em cartaz até dezembro de 97.
“TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA” de Nelson Rodrigues, direção de Moacyr Góes, 1998, Teatro Alfa Real, SP e Carlos Gomes, RJ. Com Marília Pêra.
Direção em equipe e atuação:
Assinado como Circo Grafitti:
“O GATO PRETO” de Helen Helene e Pedro Paulo Bogossian, baseado em textos do Cabaret Francês e Alemão. Direção do Circo Grafitti. 2001, TUSP Maria Antonia, SP.
“DE PERNAS PRO AR” , de vários autores. Coletânea dos textos montados pelo Circo Grafitti desde Almanaque Brasil. Direção: Circo Grafitti. 2002-2010. SESCS, CEUS da Prefeitura de SP e várias cidades do interior de São Paulo, Virada Cultural, etc.
Somente Direção:
“CABARET LUXÚRIA”, de Rachel Ripani. Direção: Helen Helene. Apresentado no CCBB de São Paulo em abril-maio-junho de 2011.
A partir de agora pedimos a gentileza de verificar os e-mails enviados por nós por meio do endereço contato@vozup.com.br estão sendo redirecionados para a sua caixa de SPAM.
Por favor, autorize-os ou adicione o endereço à lista de remetentes seguros e confiáveis para garantir que sejam recebidos corretamente.